RECÉM NASCIDOS


Todo bebe do nascimento até o 28° dia de vida é chamado de recém-nascido.  Durante o período de internação o bebe ficará aos cuidados dos pais e da equipe médica. Após esse período, ambos irão para a casa, onde os pais iniciarão os cuidados sozinhos. As responsabilidades primárias dos pais são fornecer alimentação, vestimenta e higiene: os requisitos básicos da vida humana.

O leite materno deverá ser o alimento exclusivo do bebe até os 06 meses e é um momento único de vinculo entre mãe e bebe. O leite materno é a nutrição vital e satisfaz a necessidade física mais básica da criança. Ao mesmo tempo, supri uma profunda necessidade psicológica de amor e atenção. Enquanto o bebe é alimentado, segurado e embalado pela mãe, está se acostumando com o seu toque e a sua voz.

As vestimentas do bebe devem ser lavadas, antes do uso. Segundo pediatras nada deve entrar em contato com a pele delicada do bebê antes de ser devidamente higienizado, devido a poeira e ácaros que podem acumular. Nada de grave acontecerá, se as roupas não forem higienizadas, mas podem aparecer algumas irritações cutâneas.

Um dos momentos que costuma preocupar os pais é relativo à higiene corporal e bucal do bebe. O ideal é um ou dois banhos por dia e com sabonete neutro. O uso de antisséptico tira a proteção da pele, além de não ser indicado o uso de xampus e perfumes. Entretanto, a cada troca de fralda o ideal é fazer a higiene com água morna e algodão, a fim de evitar assaduras. A higiene bucal, por sua vez, deverá ser realizada com uma gaze, ou ponta de uma fralda, umedecidos em agua limpa, a fim de retirar os resíduos de leite.

O recém nascido, também, precisará realizar alguns exames, que precisam ser feitos nas primeiras horas ou dias de vida.