PORTADORES DE ARTRITE


5
Artrite é uma inflamação nas articulações relacionada a uma disfunção do sistema imunológico, que faz atacar o próprio corpo. Atualmente, cerca de 1% da população tem o diagnóstico, que muitas vezes tem como causa aspectos genéticos, sendo mais comum dos 35 aos 50 anos e no sexo feminino.

Os sintomas iniciais podem ser insidiosos e comuns a outras enfermidades ou ocorrer abrupta e simultaneamente. Os mais comuns são rigidez matinal que regride durante o dia, mal-estar, diminuição do apetite, perda de peso, cansaço, febre baixa, inchaço nas juntas das mãos, punhos, joelhos e pés, que se deformam com a evolução da doença. Enquanto que em estágios mais avançados, esses problemas reumáticos comprometem a função das mãos e de outros membros.

Ainda não se sabe os recursos para a cura definitiva, entretanto é possível obter a remissão dos sintomas, preservar a capacidade funcional e evitar a progressão das deformidades.

Assim sendo, pessoas com artrite reumatoide possuem dificuldades expressivas na realização de cuidados básicos com sua saúde. São indivíduos que, por muitas vezes, estão no auge de sua carreira e capacidades físicas, cognitivas, sociais e que pelo diagnóstico acreditam ser necessária a remissão de todas as atividades.